No dia 26 de abril de 2025, em Tam Ha, Vietnã, celebra-se a Festa da Gratidão Mundial. Nela, expressões de gratidão à Madre Chiara Cazzuola por parte das FMA, com as Comunidades Educativas de todo o mundo.
“A Festa Mundial da Gratidão é um momento de celebração desta alegria, dom do Espírito Santo, que fortalece as comunidades "Salesianas". Introduz-nos no fluxo vital contínuo da graça eucarística, que é a mais alta gratidão ao Pai através do Filho, no Espírito de Amor.” Circular 1037
“Acender o Evangelho da Esperança” é o tema da Festa, que este ano acontece no clima do Ano Jubilar, no início do Triênio, em preparação ao 150º Aniversário da primeira partida missionária das FMA, iluminados pela Palavra de Deus: “Cristo Jesus, nossa esperança” (1 Tim 1,1).
“A celebração desta festa será, ainda uma vez, um sinal de amor e fidelidade e nos dará a oportunidade de expressar um ‘agradecimento coral’ à Madre, que com generosa dedicação e sabedoria, guia o Instituto na concretude da doação quotidiana”, explica a Vigária Geral, Irmã Maria do Rosário Garcia Ribas, em sua Carta. “Agradecidos pelo dom inestimável que a sua animação representa para cada uma das Filhas de Maria Auxiliadora e para as Comunidades educativas do mundo, vivamos com sentimentos de gratidão este tempo de preparação.”
O logotipo:
O logotipo do Dia da Gratidão 2025 tem um significado profundo, expressando a gratidão das Filhas de Maria Auxiliadora e a mensagem de esperança que o Ano Santo, assim como a Estreia 2025 da Família Salesiana, visa. Os símbolos:
Maria - A Auxiliadora: a imagem de Maria destaca-se como a Mãe da Esperança. Seu manto está aberto, cheio de amor materno, sempre acompanhando, amando, protegendo e apoiando cada um de seus filhos ao redor do mundo.
O globo: o círculo azul escuro simboliza a terra, a casa comum da humanidade, onde todos enviam amor e cuidado. Este é também o lugar onde as Filhas de Maria Auxiliadora se dedicam à causa da educação dos jovens.
O mapa do Vietnã e o tambor de bronze: um símbolo espiritual da cultura, arte e história da nação - único e misturado com outras culturas do globo. O tambor de bronze é uma fonte de orgulho na origem, a profundidade espiritual da alma vietnamita. É nesta terra do Vietnã que as sementes salesianas de Carisma foram semeadas e continuaram a crescer. Este é também o ponto de encontro - o lugar para conectar a gratidão de toda a FMA para com a Mdre Geral no Dia de Gratidão 2025.
Ancoragem e Cruz: a vida de um cristão só pode ser firme quando ancorada em Cristo - a fonte da esperança. A âncora e a cruz são um convite para que todos depositem toda a sua confiança em Deus, para que de lá possam difundir a luz do Evangelho.
O fogo e os jovens: o coração do logotipo é o fogo e os jovens, destacando o tema do Dia da Gratidão 2025. Esforçando-se por ser fiéis à sua vocação, acompanhados por Maria e pela Mãe do Instituto da FMA torna-se uma lâmpada que ilumina o Monumento vivo da Gratidão; e juntos, “Iluminando o Evangelho da Esperança”, juntos “Reacendendo o Fogo” de entusiasmo para anunciar Cristo a todos, especialmente aos jovens de todos os continentes.
Sinal de Esperança:
A Província Vietnamita propõe a construção de uma residência para cerca de 60 a 80 estudantes universitárias do sexo feminino, no planalto de Dalat, com o objetivo de atender às necessidades das estudantes pobres e para o cuidado das vocações.
Para envolver todo o instituto, cada Província/Visitatória é convidada a compartilhar uma fotografia que expressa esperança em sua própria realidade, com uma breve legenda, juntamente com a palavra "esperança" traduzida em algumas das línguas faladas pela Província. Confira em: https://www.festadelgrazie.org/en/gesto.
A programação completa está disponível em: https://www.festadelgrazie.org/programma-della-festa
- - - - - - - - - - - -
Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM, com informações do Portal do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.