As Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora foram homenageadas pelos 130 anos de atuação em Mato Grosso e a importância histórica e religiosa da Obra da Missão Salesiana no Estado. O evento foi realizado no dia 24 de março, no Plenário Renê Barbour, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá.
130 anos de presença salesiana em Mato Grosso
Estiveram presentes as Irmãs representando das Comunidades que compõem as Presenças do Estado, que são Comunidade do Instituto Maria Auxiliadora, Alto Araguaia-MT, Comunidade Madre Marta Cerutti, Barra do Garças-MT, Casa de Cultura Eusébia Palomino, Chapada dos Guimarães-MT, Casa Maria Auxiliadora, Cuiabá-MT, Comunidade Coração de Jesus, Cuiabá-MT, Comunidade Instituto Santa Terezinha, Guiratinga-MT, Comunidade do Externato São José, Poxoréu-MT, Comunidade Educandário Santo Antônio, Rondonópolis-MT, Comunidade São Marcos F. Rinaldi (MSMT), São Marcos-MT.
No texto do certificado lê-se: "Moção de Aplausos. A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, por seus membros, mediante requerimento do Deputado Eduardo Botelho, vem manifestar reconhecimento público às Irmãs Salesianas pelos relevantes serviços prestados na área da educação, cultura, promoção humana, e cuidado com os povos originários, marcando a presença das Filhas de Maria Auxiliadora há 130 anos em Mato Grosso."
"O Estado do Mato Grosso tem hoje o DNA das irmãs salesianas, tem uma assinatura delas em toda a nossa história. Essa homenagem é um reconhecimento a essa importância para todos nós mato-grossenses."
— Eduardo Botelho, Deputado Estadual do Mato Grosso
"É uma emoção muito grande, muito forte, porque é um reconhecimento e valorização de todo o trabalho e dedicação, vidas doadas de nossas irmãs que nos precederam, e nós hoje levando adiante esse Carisma, essa Missão Educativa à serviço dos jovens, na alegria salesiana."
— Ir. Rosângela Maria Clemente, Diretora do Colégio Coração de Jesus
A celebração também marcou o lançamento do livro "Paróquia São Gonçalo: Berço da Ação Missionária em Cuiabá, Mato Grosso (1894-2024)", escrito pelo Padre Tiago Figueiró, que resgata a trajetória da Paróquia São Gonçalo como um importante centro missionário e destaca a chegada das Irmãs Salesianas à cidade, em 1895. Desde então, elas se tornaram pilares fundamentais na educação, saúde e espiritualidade de milhares de famílias mato-grossenses. Sua atuação se expandiu também para as Missões Indígenas, levando não apenas formação humana, mas também amor e cuidado às comunidades.
Um dos grandes incentivadores da iniciativa foi o Arcebispo Salesiano Dom Francisco de Aquino Corrêa, que também já atuou como governador de Mato Grosso, cujo legado continua inspirando gerações. A celebração foi aberta ao público, com um convite especial às ex-alunas e ex-alunos que passaram pelo Colégio Coração de Jesus ou pelo Oratório ao longo desses 80 anos.
A cerimônia contou com momentos especiais e emocionantes, como o grupo de crianças cantando Madre Mazzarello, além da apresentação cultural com o ritmo contagiante do Siriri, dança folclórica tradicional de Mato Grosso, cada detalhe desta celebração foi um tributo à cultura, à fé e ao legado salesiano.
A jornada das primeiras missionárias
“Em 3 de janeiro de 1895, deixaram São Paulo em direção a Montevidéu as missionárias: Irmã Maria Heitzmann, Irmã Margarida Micheletto, Irmã Ana Gudehus e Irmã Frederica Hummel.” Desembarcando em Montevidéu, as Irmãs vão para Villa Colon, onde a visitadora do Uruguai, Madre Emilia Borgna, organiza a expedição com quatro outras missionárias: Irmã Rosa Kiste, Irmã Carolina Manfredi, Irmã Madalena Tramonti e Irmã Helena Michetti.
O embarque ocorreu em Montevidéu em 14 de março de 1895." O cronista da Escola Pio observa: "Monsenhor Lasagna enviou a expedição ao Mato Grosso, composta por dois sacerdotes, Don Balzola e Don Cavatorta, o acólito Fraga, os professores Manuel Fonseca e Angel Sordi, o noviço Herman Gross e oito Irmãs. Chegando a Corumbá, o diretor Dom Antonio Malan os esperava.
No porto de Corumbá, trocam de navio e, em 9 de abril de 1895, chegam ao porto de Cuiabá. As Irmãs Filhas de São Vicente foram recebê-las para acompanhá-las à Asilo Santa Rita, sendo entregue à direção da Irmã Rosa Kiste, FMA".
As Salesianas foram essenciais na fundação e manutenção de instituições como o Colégio Coração de Jesus, que celebra 80 anos de história, e a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, onde atuaram por sete décadas, marcando profundamente a assistência social e religiosa no estado, comemorando um legado de fé, educação e serviço que continua a transformar vidas em Mato Grosso.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM